julho 19, 2007

A minha primeira entrevista... como entrevistada!

Inga Oliveira - Milene, diz o povo que para se atingir a plena maturidade temos que plantar uma árvore, escrever um livro e ter um filho. Qual dos três nasceu primeiro?

Milene Emidio - Para ser sincera, foi a árvore (risos). Tinha nove aninhos quando plantei uma árvore, na minha escola preparatória, nas comemorações do dia mundial da árvore e da floresta. O livro, veio alguns anos depois.Com os meus 16 tentei fazê-lo, mas ao reler as cerca de cem páginas que tinha achei-o imaturo, sabia o que queria e vi que lhe faltava experiência de vida, não que escreva sobre o que me acontece ou acontece aos outros, mas senti que para determinados pormenores faltava-me viver mais, pesquisar mais, aprender mais sobre relacionamentos humanos, e perceber como funciona a sociedade e o mundo. Já so falta o filho!!


Inga Oliveira - Como, onde e quando "despertaste" para a escrita. Quem e o que te influênciou?
Milene Emidio - Tal como referia na resposta anterior, aos 16 anos fiz a minha primeira tentativa. Antes disso, sempre escrevi muito, mas nada completo. Era mais o escrever um diário pessoal, um diário de sonhos, pequenos contos ou textos livres. Nada que exigisse muita atenção ou esforço da minha parte. Desde pequenina que, e penso que todas as crianças passam por essa fase, gostava que me lessem histórias antes de dormir. Infelizmente, os meus pais não tinham muito tempo para isso e os avós não foram uma constante na minha vida. Ensinaram-me então a ler, mesmo antes de entrar para a escola, para que eu pudesse ler as histórias que queria antes de adormecer. Desde então não parei, ainda hoje sou uma consumidora assumida de literatura. Talvez por este motivo tenha desenvolvido o gosto pela escrita. As influências são muitas e variadas... Se remontar ao tempo em que comecei a ler, terei de confessar que foram os contos de Walt Disney (risos), depois vieram as Aventuras da Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, entre outras colecções também juvenis, das quais não me recordo dos autores (é vergonhoso, mas assim é), aos 12 já me aventurava com a obra completa de Agatha Christie e por fim veio a literatura de género fantástico com Juliet Marillier, Nora Roberts, Anne Bishop, entre outros. Li também outro tipo de literatura, mais que não fosse, tinha de ler alguns para as disciplinas que tive nos dois anos que passei na faculdade de Letras, mas como disse, para mim ler é um prazer, quase tão grande como escrever.

Inga Oliveira - Que história é esta, a de "Um vestido"? Invenção ou um sonho teu?

Milene Emidio - Não perdoas uma! (risos) É verdade, O Vestido, nasceu de um sonho que tive. Basicamente todo o conteúdo do primeiro capítulo é reflexo do sonho que tive. E volto a referir que não! Não tem nada a ver com moda.Basicamente achei que seria interessante abordar temas que, hoje em dia são abordados em literatura fantástica, mas que não se encontram muito desenvolvidos. É normal neste estilo enveredar por histórias com magia,criaturas do nosso imaginário, terras que supostamente não existem. Eu queria algo místico, mas mais perto do ser humano. Resolvi então pegar num objecto comum e tão cobiçado por muitas mulheres - um vestido - e torná-lo no elemento que vai guiar uma personagem até um destino que tantos de nós gostariamos de conhecer.


Inga Oliveira - Que importância teve para ti escreveres um livro assim e nesta altura da tua vida?

Milene Emidio - Por incrível que pareça, o livro começou a ser escrito há cinco anos e demorei quase quatro a acabá-lo. Começou por ser um texto livre (mais um entre tantos outros) para uma disciplina da faculdade. Foi o comentário feito pelo professor que me fez olhar de forma diferente para o texto e, então, continuá-lo. A importância na altura foi relativa. Quando o acabei, foi uma pequena realização pessoal... Era algo de meu, saído de mim que tomava forma em cerca de 80 páginas A4 impressas. Já a proposta editorial, essa sim, veio no momento exacto. Uma época menos boa da minha vida, em que passei por alguns momentos difíceis. A proposta da Corpos Editora foi a realização total, ou seja, era a minha pequena realização pessoal, de ter algo meu em papel que passava agora para o domínio público. É o poder oferecer algo nosso a alguém e sentir que esse alguém apreciou o nosso esforço. Mas ainda falta ver a aceitação por parte do público (risos).


Inga Oliveira - Hà, em algum momento, alguma passagem do livro momentos reais?? E as personagens, algumas são de "carne e osso" - reais?

Milene Emidio - Pergunta difícil, essa! Começo pelas personagens... (risos) Posso dizer que as personagens, ou parte do elenco, foi baseado em pessoas que conheço. Não na sua totalidade, mas algumas características foram retiradas de amigos, familiares, conhecidos... A parte curiosa, ou não, é que uma das personagens foi criada antes de uma certa pessoa ter aparecido na minha vida. E vim a descobrir que se tivesse baseado a personagem nessa mesma pessoa, não teria saído tão parecido. Acho que posso afirmar que será um alter ego dessa pessoa, mas para que conste, a personagem foi criada um ano e meio antes de eu sequer ter conhecimento da existencia da pessoa que hoje lhe dá corpo - são as chamadas coincidências (risos). Momentos reais no livro... Que me lembre, não. Não me baseei em factos históricos ou verídicos do quotidiano. Contudo, podiam muito bem ser reais, alguns deles, pelo menos. Pode haver, inclusivé quem se identifique com o que é narrado, mas não foram, de todo, reais.


Inga Oliveira - Os ambientes, o cenário da tua história, tu conhece-los ou também é imaginação??? E como os conseguiste criar????

Milene Emidio - Ora aí está algo que não sei responder (gargalhadas). Os locais descritos não os conheço, foram retirados na sua totalidade da minha imaginação. Mas podem existir, como não sou grande conhecedora dos recantos que este planeta guarda.... Agora a sério, foram criados por mim, na medida em que precisava de cenários que servissem as acções das personagens, isto é, se coloco uma casa, com jardim e com um riacho, é porque tanto o jardim como o riacho, em algum momento vão ser necessários para o desenvolvimento da história. E aproveitei, como adoro fazer descrições, tinha de criar ambientes envolventes e com bastantes pormenores para dar cor ao próprio texto.


Inga Oliveira - O Livro tem lançamento marcado para dia 4 de Agosto de 2007 pelas 22h30 onde ?

Milene Emidio - O livro vai ser lançado no primeiro sábado de Agosto, no Muralhas Rock Bar, em Alcabideche (Cascais), num evento promovido pela Corpos Editora, no qual vão estar presentes mais 8 autores, também com as suas obras mais recentes. Vamos ainda ter a presença de um espectáculo de poesia e música levado a cabo por um dos responsáveis pela editora, o Ex-Ricardo de Pinho Teixeira. Espero poder contar com a tua presença, Inga, assim como com a presença de todos aqueles que se queiram dirigir àquele espaço nessa noite.

8 comentários:

Dis Pater disse...

Ora muito bem! até que não te saiste nada mal na entrevista... houve perguntas matreiras que teriam mesmo que ser perguntadas devido ao livro que até foram muito bem respondidas! Creio que estás de parabéns pela entrevista e pelo livro e creio que só fica a faltar saber quem é a tal personagem do livro que muito se identifica com alguem que conheceste passado ano e meio... mas lá está.. isso será ao critério da escritora desvendar o mistério... ;)

Milene disse...

queres mesmo que desvende quem foi a pessoa que deu origem à personagem "Diogo"? ;p

Dis Pater disse...

A escritora és tu, a personagem é tua e o livro foste tu que escreveste... tu é que sabes! :)

Milene disse...

Daqui a uns tempos organiza-se uma sessão de perguntas e respostas lol e aí direi as bases das personagens, em especial do "Diogo" :p

Anónimo disse...

vá meninos vá...menos conversa e mais acção! XD
Sim senhora, a minha 'sogrita' 'mana' e mais nãos ei quantos nomes que podiamos chamar finalmente está-se a tornar uma pessoa famosa que em breve vai ter uma casa nas caraibas com quartos para todos devido ao sucesso do seu livro :p
Ora bem ora bem, que posso eu dizer, estou felicissima por conseguires realizar este teu sonho, já há tanto tempo desejado.
Infelizmente é com grande pena minha mesmo, assim muito grande que vou ter de faltar ao seu lançamento. (oh senhor ricardo com tanto dia disponivel no calendario de 2007 foi logo escolher o dia em que eu estou completamente impossibilitada de comparecer!!!)
No entanto aguardo que uma alma caridosa(estou a ver se o barro cola)me reserve o livro, guarde, esconde sei la mais o que para eu depois mais tarde o poder ler!
Estou a ficar demasiado sentimentalista por isso beijinhos grandes chuacks chuacks e depois falamos por ai nem que seja para reclamar do dia do lançamento lol =p

Milene disse...

Peço desculpa, por apagar um comentario que aqui estava, mas se é para tecer comentários depreciativos sem dar o nome, não obrigada! Tolero sinceridade e críticas e até mesmo divergências de opiniões. A única coisa que peço é que a pessoa que os faz tenha a coragem de assumir a sua identidade!!! Deixei passar um outro comentário num outro post, este não passa! E a partir deste momento, todos os comentário depreciativos ou divergentes que não estejam devivamente ASSINADOS, serão apagados!

Anónimo disse...

ena! não sabia que ias editar um livro!!! =o
sabia que era um dos teus sonhos, e é fantastico ver que conseguiste, por esforço teu e pelo teu talento. Parabéns! =D
e agora vamos ao que interessa... estará à venda onde? quando? e vai custar quanto?
sim, este livro quero comprar ^^ chegará ao Porto?

beijinhos e boa sorte :)

Anónimo disse...

já te dei os parabéns... mas não me canso de dizer que o mereces! ui... vou ter uma amiga como escritora famosa!! epá continuo a dizer que de rádio percebo mais do que tu! eh eh! Magrinho