maio 22, 2007

Utopia: Mito que pode virar realidade?

Sendo este blog um sítio onde a mente vagueia venho vaguear um pouco num tema que poderá ser interessante para uns, para outros nem tanto...
Acabei de ler o livro "Utopia" do escritor Thomas More e considero ser um livro a ser lido por toda a gente nem que seja para pôr as pessoas a pensar numa questão: "E se..?". Neste livro, e não querendo desde já dizer a história toda o que deixo para vocês o fazerem, Thomas More critica a vida social e política da Inglaterra e também dos outros estados Europeus da altura (meados séc. XVI) "...verberando o despotismo das monarquias, o servilismo dos cortesãos, a venalidade dos altos funcionários, o luxo e a injustiça dos nobres e dos monges.". Dá-nos também a conhecer uma terra supostamente real onde se encontra a organização ideal de sociedade fazendo assim um "abrir de olhos" aos seus compatriotas europeus de como governar bem e sem problemas.
Isto tudo para dizer o quê: que este livro é tão actual na altura como o é agora se cada um de nós simplsmente tentar transpor algo do livro para os nossos dias. A crítica continua a ser válida e pode ser que nós, cidadãos do mundo livre, nos comecemos a preocupar alguma coisa com a nossa própria vida já que a nossa própria vida faz a vida da comunidadee aqui aplica-se o ditado: "Faz aos outros o que gostariam que te fizessem a ti."

Leiam, reflictam e depois digam de vossa justiça já que eu disse da minha.
Tenho dito.

2 comentários:

Milene disse...

é k nem merece comentario.. desculpa la! Abomino esse livro e esse autor.. fogueira com eles era pouco! só o que eu penei para depois ter 5 num raio dum teste de cultura inglesa à pala de Thomas More e sua "brilhante" obra... claro k desisti da cadeira antes de fazer a 2ª parte do teste para n ter de me massacrar com a 2ª parte do livro!

Mariposa disse...

A saltitar, a saltitar... Não sei como, vim cá parar.
Têm um blog muito giro! Continuem!
Bjos.